Um brasão, na tradição europeia medieval, é uma representação meticulosamente criada, conforme as leis da heráldica, com o propósito de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. O brasão do Centro Universitário Voltaire -UNIVOLTAIRE, elaborado pelo Artista Heráldico Raul Breno Marquardt, Rei de Armas do STACHB, é uma notável peça heráldica.
Embora tecnicamente seja um escudo, suas cores alinham-se ao logo institucional do UNIVOLTAIRE. No nosso escudo, o leão coroado está posicionado à direita, simbolizando retidão, com cores mais sóbrias, mantendo-se fiel às tonalidades básicas do logo original.
A cor dourada representa valor, realeza e ostentação
Símbolo clássico da erudição e do ensino. Sua cor de ouro simboliza a nobreza com que é exercido o ensino.
O Leão, o “rei dos animais”, com sua reputação de força, de bravura, de nobreza, tão conforme com o ideal medieval, podia apenas seduzir aqueles que queriam escolher sua armadura.
A águia é a mais nobre das aves, símbolo de poder e de vitória, e por ser de prata, representa a eloquência com que é exercido o ensino.
A engrenagem cilíndrica de dentes retos simboliza a transmissão, o trabalho em equipe. LEMA em LATIM “AUDERE EST FACERE”, que significa “Ousar é Fazer”, trata-se do lema de nossa Instituição, a intenção de fazer e ousar é a mais pura realidade dentro dos portões de nossa Faculdade.
A UNIVOLTAIRE, anteriormente conhecida como Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), iniciou suas atividades em 1998 com um compromisso inabalável no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Tire suas dúvidas!